A cidade portuguesa vai assim suceder a Antuérpia (2011) como sede do evento.
Braga concorreu directamente com duas cidades gregas - Iráclion, capital da Ilha de Creta; e Byron, situada próxima de Atenas - mas de fora ficaram outras 7 cidades que apresentaram a candidatura, entre as quais Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Roubaix (França).
A candidatura de Braga:A Câmara Municipal de Braga baseou a sua proposta no facto de o concelho ser um dos mais jovens da Europa.
Foi apresentado um programa de actividades centrado em temas como a participação activa dos jovens na sociedade, espaços ao ar-livre para cultura jovem, espaços para aprendizagem informal e/ou diálogo inter-geracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multi-culturalismo e integração.
Entre os eventos a realizar destacam-se:
- O fórum YWorld, evento de abertura da Capital Europeia da Juventude 2012, que pretende dar a conhecer junto da comunidade local a vida dos jovens nos vários países do mundo. Objectivo: apontar soluções que promovam a integração, inclusão e protecção dos direitos humanos, assumindo corresponsabilidades nas políticas públicas;
- O festival "Music of the World", com músicos jovens oriundos dos cinco continentes que representem tendências musicais das respectivas origens;
- Criação do Programa AtCampus, que quer oferecer 27 bolsas de estudo a jovens com carências financeiras não contemplados pelo Programa Erasmus. Em troca, o estudante terá de retratar as suas experiências num "weblog";
- Promover a história local através do curso "Bracara From Augustus".
Declararam já o seu apoio à candidatura de Braga a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o Conselho Nacional da Juventude, o Instituto Português da Juventude, a Agência Nacional do Programa Juventude em Acção, a Reitoria da Universidade do Minho e algumas estruturas associativas.
Capital Europeia da Juventude:O título de "Capital Europeia da Juventude" é atribuído a uma cidade europeia por um período de um ano. Durante esse ano, a cidade terá oportunidade de apresentar um programa multi-facetado que destaque a riqueza, diversidade e características comuns da aproximação intergeracional europeia bem como o empreendedorismo dos jovens no continente.
Roterdão foi a primeira Capital Europeia da Juventude, em 2009, e actualmente a cidade detentora desse título é Turim.