quinta-feira, 26 de maio de 2011

BRAGA Capital Europeia da Juventude

    Braga foi escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012.
A cidade portuguesa vai assim suceder a Antuérpia (2011) como sede do evento.
Braga concorreu directamente com duas cidades gregas - Iráclion, capital da Ilha de Creta; e Byron, situada próxima de Atenas - mas de fora ficaram outras 7 cidades que apresentaram a candidatura, entre as quais Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Roubaix (França).

A candidatura de Braga:A Câmara Municipal de Braga baseou a sua proposta no facto de o concelho ser um dos mais jovens da Europa.

   Foi apresentado um programa de actividades centrado em temas como a participação activa dos jovens na sociedade, espaços ao ar-livre para cultura jovem, espaços para aprendizagem informal e/ou diálogo inter-geracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multi-culturalismo e integração.
 Entre os eventos a realizar destacam-se:
  • O fórum YWorld, evento de abertura da Capital Europeia da Juventude 2012, que pretende dar a conhecer junto da comunidade local a vida dos jovens nos vários países do mundo. Objectivo: apontar soluções que promovam a integração, inclusão e protecção dos direitos humanos, assumindo corresponsabilidades nas políticas públicas;
  • festival "Music of the World", com músicos jovens oriundos dos cinco continentes que representem tendências musicais das respectivas origens;
  • Criação do Programa AtCampus, que quer oferecer 27 bolsas de estudo a jovens com carências financeiras não contemplados pelo Programa Erasmus. Em troca, o estudante terá de retratar as suas experiências num "weblog"; 
  • Promover a história local através do curso "Bracara From Augustus".

   Declararam já o seu apoio à candidatura de Braga a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o Conselho Nacional da Juventude, o Instituto Português da Juventude, a Agência Nacional do Programa Juventude em Acção, a Reitoria da Universidade do Minho e algumas estruturas associativas.

Capital Europeia da Juventude:O título de "Capital Europeia da Juventude" é atribuído a uma cidade europeia por um período de um ano. Durante esse ano, a cidade terá oportunidade de apresentar um programa multi-facetado que destaque a riqueza, diversidade e características comuns da aproximação intergeracional europeia bem como o empreendedorismo dos jovens no continente.

Roterdão foi a primeira Capital Europeia da Juventude, em 2009, e actualmente a cidade detentora desse título é Turim.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

NOVOS SERVIÇOS "Medicina Tradicional Chinesa"



A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Apartir deste momento JÁ TEMOS DISPONIVEL  esta area, cada vez mais usada no nosso pais.
As areas que temos disponiveis neste momento e ligadas a MTC são:
  • Acupuntura
  • Reflexologia
  • Auriculoterapia
  • Tui-na
  • Shiatsu
  • Ventosaterapia

Para quem ainda nao tem conhecimento dos beneficios aqui fica uma pequena amostra:

  •  Alívio de cólicas, gastrites, constipação, dores de cabeça, tendinites, ciatalgias, lombalgias;
  •  Fortalecimento do sistema imunológico, cabelo, unha, pele, articulação; 
  •  Melhoria da circulação - problemas de pressão, inchaço, retenção de líquidos, cãibras;
  • Controle do stress, insônia, depressão, ansiedade; 
  • Regulação dos intestinos, apetite;
  • Ativação da memória, da circulação energética, com aumento da disposição;
  • Prevenção de doenças respiratórias, neurológicas
  • Entre outras....

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reflexologia Sabe o que é?



Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. É um dos recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar, antigamente conhecida como medicina alternativa.
O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, incluem princípios de Reflexoterapia como estes entre seus tratamentos.


Tem por um lado, a prevenção, permitindo regularizar o/os órgãos antes do aparecimento dos sinais clínicos de doença. Por outro lado pode em complemento com a medicina clássica ou convencional, permitir a redução na toma de medicamentos, assim como uma redução apreciável dos períodos de convalescença ou pós-operatórios. É uma técnica formidável de bem estar e de relaxamento.
A massagem nos pés provoca uma profunda sensação de relaxamento, agindo sobre o corpo, desfazendo qualquer tensão e bloqueio.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tui Na... Conhece?





O    é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapeuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estímular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

Indicações Terapeuticas

Tuiná pode ser usado para tratar várias disfunções, entre as quais lesões dos tecidos moles, como também muitos outros tipos de doenças, na cirurgia, ginecologia, neurologia, os cinco órgãos dos sentidos, pediatria, etc. É especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos. No presente, entretanto, o Tuiná chinês está dividido em vários ramos, tais como: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia, cosmetologia, prevenção da saúde, reabilitação, medicina esportiva e assim por diante.
O Tuiná Adulto é tradicionalmente usado para tratar diversos problemas de súde, como: espondilopatia cervical, estiramento lombar, prolapso do disco intervertebral lombar, estiramento lombar agudo, artrite reumatóide, epigastralgia, gastroptose, constipação, hipertensão e seqüelas da apoplexia. O tratamento de diabetes com o Tuiná Adulto, há muito tem sido reportado. Se a colite alérgica e a úlcera duodenal bulbar forem tratados com o Tuiná Adulto, a cura será atingida mais rapidamente. Nos anos recentes, o tratamento da insuficiência coronariana crônica e a angina pectoris, com o Tuiná Adulto, foi, também, notavelmente desenvolvido.
O Tuiná Infantil apresenta efeitos satisfatórios quando usado pra tratar distúrbios do sistema digestivo, como: diarréias, vômito, dor abdominal e obstrução intestinal; apresenta, também, notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de deficiência da Vitamina D, distrofia, anorexia, sarampo, tosse, disenteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel evidente em aumentar a imunidade infantil. Depois de tratados com o Tuiná Infantil, crianças suscetíveis ao resfriado comum, devido à baixa função imunológica, podem se manter afastadas do mesmo por um longo tempo.




Efeitos do Tui -Na

O Tui Na tem o efeito de dupla direção na regulação do função corporal. Por exemplo: o Tui Na aplicado nos Acupontos correspondentes no abdômen e nas costas ou, nos membros superiores dos pacientes com hiperperistalse ou hipoperistalse, pode aumentar ou diminuir a peristalse anormal, fazendo-a retornar ao estado normal. A função fisiológica anormal do corpo é geralmente devido a doenças causadas por bactéria, vírus, protozoário ou fatores químicos e físicos. Os medicamentos podem ser usados para conter o crescimento da bactéria ou vírus ou eliminá-los. Mas isso não assegura que a função fisiológica anormal será naturalmente corrigida. É por isso que a cura é mais demorada quando alguma doença for tratada somente com medicamentos. Neste caso, se o Tuiná for acrescentado, a cura virá mais cedo. As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tuiná aja nos Pontos, canais e colaterais ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, o Tui Na pode desobstruir os Canais e Colaterais, promovendo a circulação sangüínea e regulando o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal.

Pesquisas modernas provam que o Tui Na melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculação dos órgãos internos, se conecta com a pele. O Tui Na, aplicado em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que o Tui Na, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo e para tratar a hipertensão e a neurose.






Brevemente estará disponivel neste Spa. Fique atento.